LGBT

Jaraguá do Sul terá Conferência sobre Políticas Públicas para a população LGBT

19 NOV 2015 • POR • 15h56

O Conselho Municipal da Juventude de Jaraguá do Sul, vai realizar a I Conferência Municipal de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Jaraguá do Sul.

A Conferëncia LGBT faz parte da série de encontros preparatórios para a III Conferência Nacional LGBT, e foi convocada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, tendo como tema “Por um Brasil que criminalize a violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT”.

Nesta etapa, jaraguaenses LGBT, representantes do poder público, entidades ligadas à defesa dos direitos humanos, educadores, profissionais da saúde e da assistência social debateram temas relacionados ao enfrentamento à violência por preconceito contra orientação sexual, a discriminação e o bullying escolar contra jovens e adolescentes LGBT, e devem apresentar propostas para a administração pública.

Em diversos municípios existem os Conselhos LGBT, que asseguram aos governos municipais acesso a programas federais que contemplam qualificação profissional, incremento de programas de prevenção e tratamento de DST’s, evasão escolar e assistência social, além de centros de referência regionais para atender as demandas desta parcela da população. Segundo pesquisa nacional apresentada este ano pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 28% dos jovens brasileiros entre 18 e 34 anos se reconhecem como lésbicas, gays, bissexuais, travestis ou transexuais.