Banco de leite do Hospital Jaraguá

Banco de leite do Hospital Jaraguá recebe certificado de excelência internacional

18 NOV 2015 • POR • 10h22

O Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Jaraguá foi um dos nove bancos de leite catarinenses a receber, ainda na semana passada, uma certificação de excelência internacional, apontando que cumpre os requisitos do Sistema de Informação da Rede Brasileira (Rede BLH) e do Programa Iberoamericano em Bancos de Leite Humano. A distinção foi concedida, também, a outros bancos de leite do estado. No Norte catarinense, além da unidade jaraguaense, os bancos de leite “Alimente uma Vida”, de Mafra, do hospital Darcy Vargas, de Joinville e do hospital de Rio Negrinho também receberam o certificado.

Sobre os bancos de leite humano

O leite materno é o alimento ideal para as crianças pequenas, e sua utilização está relacionada a uma redução da desnutrição e da mortalidade infantil. Os Bancos de Leite Humano, mais do que simples fornecedores de leite materno, são elementos importantes e estratégicos da política em favor da amamentação. Eles fazem parte da recém-aprovada Política Nacional de Atenção Integral à Saúdeda Criança e Aleitamento Materno, sendo contemplados na estratégia Rede Cegonha, que expande e qualifica a assistência prestada às gestantes e aos bebês pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No Brasil, destaca-se a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH), que garante atendimento de excelência, e a distribuição de um produto seguro para as mães e seus recém-nascidos. São 218 bancos de leite, e 155 postos de coleta, que compõem a maior rede de bancos de leite do mundo.

Em Santa Catarina, há 13 bancos de leite  e 4 postos de coleta cadastrados na Rede BLH. Em 2014, quase 73 mil mulheres catarinenses foram atendidas, das quais 5 mil doaram cerca de 8 mil litros de leite humano que beneficiaram 6,3 mil recém-nascidos doentes ou prematuros.