Rota das Cachoeiras

Programa Ambiental encerra atividades do ano na Rota das Cachoeiras

17 NOV 2015 • POR • 13h30

Preocupados, e percebendo que as relações do homem com a natureza não foram sempre da forma como são hoje, o programa visa aproximar o Ser Humano da natureza, respeitando-a e sensibilizando-se cada vez mais com as questões ambientais.

Em 2015, o programa envolveu 220 alunos de nove turmas do 4º ano do ensino fundamental, das escolas municipais Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees e José Pasqualini e da escola estadual São José.

O tema deste ano foi  Lixo X Resíduos,  história do lixo, as modificações dos resíduos na medida em que o tempo passa, coleta seletiva, reciclagem, reflexões sobre nossas atitudes e como nossas ações refletem na vida de outros seres vivos.

“Cada turma participou de três encontros, dois em sala de aula e o último na Rota das Cachoeiras. Neste os alunos foram divididos em dois grupos, tiveram palestra com a Polícia Ambiental de Joinville, e participaram de duas oficinas: elaboração de sabão com óleo de cozinha usado e confecção de papel reciclado com sementes”, destaca a professora Francieli Bronstrup, Coordenadora do Programa de Educação Ambiental.

Educação Ambiental “Relação do Homem com a Natureza”

O Programa de Educação Ambiental “Relação do Homem com a Natureza”, acontece anualmente desde 1997, desenvolvido pela Prefeitura de Corupá, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com o 1º Pelotão/2ª Companhia da Polícia Militar Ambiental de Joinville, Mobasa Reflorestamento S.A e Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras.

O programa não é trabalhado como uma disciplina, mas como tema transversal, buscando a transformação dos conceitos, a explicitação de valores e a inclusão de procedimentos, sempre vinculadas à realidade cotidiana da sociedade.

Fonte: PMC