Diabetes

Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo alerta para principal causa de cegueira entre os diabéticos

13 NOV 2015 • POR • 17h51

No Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) faz um alerta para os brasileiros, em especial aos diabéticos - universo que reúne cerca de 10 milhões de pessoas – sobre a necessidade de cuidar da saúde ocular e prevenir a perda da visão.  Nesse contexto, a SBRV acaba de divulgar uma pesquisa inédita feita com 932 pacientes diabéticos, realizada nas cinco regiões do país, que mostrou o perfil, comportamento e o grau de conhecimento desse público sobre as principais questões que envolvem a visão.

O levantamento, realizado em 2015, aponta que 69% dos entrevistados não conhecem a retinopatia diabética, principal causa de cegueira na população diabética. Apesar da alta prevalência, 80% dos respondentes afirmaram não terem sido diagnosticados com a doença da retina. Sobre tratamento, 89% disseram não terem conhecimento em relação às atuais terapias disponíveis. Em contrapartida, entre os que se tratam, 87% constataram uma melhora significativa na visão a partir de um acompanhamento monitorado por um oftalmologista especialista em retina.

“O Dia Mundial do Diabetes é mais uma data importante para levarmos orientação ao público sobre a necessidade que o diabético tem de acompanhar a saúde ocular regularmente. A visita anualmente a um oftalmologista pode diagnosticar e tratar as doenças da retina, especialmente a retinopatia diabética, principal causa mundial de cegueira na população economicamente ativa".”, alerta André Gomes, oftalmologista e presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV).

O oftalmologista Jorge Rocha, diretor da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), destaca o papel da comunicação para que e o objetivo da entidade seja alcançado. “Os resultados da pesquisa feita mostram que precisamos continuar investindo em conscientização e informação sobre o impacto das doenças da retina na saúde ocular das pessoas, em especial do paciente diabético. Para que essa mensagem reverbere, seguimos apostando no sucesso da campanha Veja bem, Veja para sempre, que cresce a cada ano”, revela Rocha.

Campanha Veja bem Veja para sempre

Criada em 2013, a campanha “Veja Bem, Veja para Sempre” (www.vejaparasempre.com.br), da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), reforça o compromisso de alertar o público sobre a importância de consultar um oftalmologista pelo menos uma vez por. A iniciativa registra números expressivos na plataforma digital com mais de 240 mil seguidores no Facebook (https://pt-br.facebook.com/vejaparasempre), crescimento de quase 90% em relação ao início deste ano.  Em 2015, o novo embaixador da campanha é o ator e apresentador André Marques (www.youtube.com/watch?v=MiRHkfENaiw).