Fórum

Lixo Zero: Fórum em SC debate ações inovadoras a favor do meio ambiente

28 OUT 2015 • POR • 17h39

Com a proposta de implementar o Lixo Zero como política pública mobilizando governo, empresários e população, especialistas apresentaram inovações no Fórum Internacional Lixo Zero, promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e o Instituto Lixo Zero Brasil, realizado no auditório da Fecomércio SC, em Florianópolis. Na quinta edição, o evento contou com a participação de palestrantes estrangeiros que apresentaram cases de cidades como São Francisco, nos Estados Unidos, que instituiu uma lei em 1989 regulamentando a reciclagem do lixo, e de empresas que inovaram com ações de conscientização para o consumo consciente. Sandra Nordstrom, empreendedora na área de sustentabilidade, apontou que no Brasil 30% dos alimentos que consumimos são jogados fora, dados que comprovam a necessidade de uma mudança de cultura no desperdicío. Na Europa, supermercados já buscam o combate do desperdício de alimentos com o conceito lixo zero: o consumidor leva somente o que será consumido. "Temos que mudar a forma como pensamos e eliminar completamente o conceito de desperdícios, há milhares de oportunidades para o lixo zero", ressaltou Sandra.

Ações de conscientização estão ganhando espaço em empresas no mundo todo transformando o consumo da população. As ações refletem na produção e destinação do lixo.

O evento é uma iniciativa da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e do Instituto Lixo Zero Brasil, e conta com apoio da Câmara Supermercadista da Fecomércio-SC e Associação Brasileira de Supermercados (Abras)