CDL

Pesquisa mostra gargalos de Jaraguá do Sul e indicadores para o desenvolvimento

21 OUT 2015 • POR • 18h16

Os dados da pesquisa fazem parte da palestra “Evolução dos índices socioeconômicos e fatores motivadores de investimentos no município de Jaraguá do Sul”, apresentada pelo coordenador do trabalho, professor Ronaldo Raemy Rangel, economista e pesquisador da Escola Paulista de Negócios e doutor em economia pela Universidade de Campinas (Unicamp).

O evento ocorre às 19h30min no CEJAS (ao lado do Centro Cultural da SCAR) e é aberto ao público em geral. A participação é gratuita. Informações pelo telefone (47) 3275-7002 e pelo e-mail coordenacao@cejas.com.br.

Paulo Luiz da Silva Mattos, presidente do CEJAS, destaca a importância do envolvimento da comunidade no debate em torno do quadro atual em que o município se encontra e quanto às suas perspectivas futuras. Lembra que Jaraguá do Sul ostenta desempenho favorável na economia catarinense, mas nos últimos anos vem assistindo o desenvolvimento de outros municípios sem que acompanhe com indicadores favoráveis.

Um dos fatores que contribui para a queda no ranking das cidades que mais se desenvolveram, apontada pela pesquisa, diz respeito à ausência de investimentos em infraestrutura. “Os dados apontados pela pesquisa têm o propósito de colaborar com o poder público municipal, somando esforços ao que o setor produtivo realiza, visando estabelecer estratégias para um desenvolvimento sustentável para Jaraguá e região”, diz Paulo Mattos.