escolas estaduais

Escolas estaduais da Regional de Jaraguá do Sul não terão aulas nesta quarta

20 OUT 2015 • POR • 18h10

Este será o dia nacional de discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular. Neste dia será oportunizada a discussão do documento juntamente com representantes de pais, alunos (Conselho Deliberativo, APP e Grêmio Estudantil) e professores que deverão se reunir com tratativas levantadas, analisando com o grupo da escola e acessando o sistema, fazendo os devidos registros por área de conhecimento/disciplina.

Todos os pais e a comunidade em geral estão convidados para participar deste dia de discussões, em que os professores também estarão envolvidos durante todo o dia com atividades na unidade escolar.

O projeto atualmente está em fase de discussão pública, aceitando opiniões e sugestões de toda a sociedade, e principalmente de pais, professores e instituições por meio do site http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conheca. O objetivo da proposta é padronizar em pelo menos 60% o currículo da educação básica. Isso vale para escolas públicas e privadas.

Depois, será submetida a uma consulta pública antes de ser redigido o texto final.

Até lá, a população poderá enviar sugestões para o projeto por meio da plataforma digital. A proposta final será, então, consolidada e deve ser enviada para a aprovação do Conselho Nacional de Educação (CNE) até março de 2016.

A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos. Entender seu real significado e participar da sua construção é direito e dever de todos.