Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Recusado projeto que cria do dia municipal de combate a homofobia

9 OUT 2015 • POR • 13h07

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul rejeitou pela maioria de votos, o projeto de lei de autoria da vereadora Natália Lucia Petry, que dispõe sobre a criação do Dia Municipal de Combate a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia.

Natália relembrou que, nos calendários de muitos países e cidades, o dia 17 de maio é referência para os movimentos de luta contra a violência e o preconceito em relação à orientação sexual. No entendimento da vereadora, o projeto de lei poderia ser o ponto de partida para o debate sobre o assunto.

O projeto recebeu cinco votos contrários, três favoráveis e uma abstenção. Os vereadores que votaram favoráveis ao PL foram Ademar Braz Winter, Amarildo Sarti e Pedro Garcia. Os contrários à matéria foram Eugênio José Juraszek, João Fiamonicini, José Ozório de Ávila, Jeferson de Oliveira e Jocimar de Lima. A abstenção do voto foi do vereador Jair Pedri. O vereador Arlindo Rincos não estava presente no plenário no momento da votação.

Nesta manhã, Rincos informou ao repórter Rogério Tallini que não estava no plenário porque havia recebido uma ligação telefônica instantes antes da leitura e votação do projeto e teve de sair para atender ao telefonema. Perguntado sobre seu posicionamento em relação ao assunto, afirmou que não considera necessária a criação de uma lei específica já que todos têm direitos iguais. E acrescentou que se absteria de votar o assunto.

Rogério Tallini