Greve dos bancários

Bancários de oito agências de Jaraguá do Sul cruzam os braços

7 OUT 2015 • POR • 11h10

O primeiro dia da greve dos bancários fechou com saldo positivo em Jaraguá do Sul, segundo avaliação do sindicato que representa a categoria. O sindicalista Odilon Fernandes informou, no fim da tarde desta terça-feira (6), que o primeiro dia de paralisação teve a adesão de funcionários de três agências do banco Itaú, duas do Santander, do Bradesco do Centro e duas do Banco do Brasil, uma delas parcialmente. Segundo ele, o Sindicato tem concentrado as ações em Jaraguá do Sul. Por isso, e por enquanto, as agências bancárias dos demais municípios da microrregião continuam atendendo normalmente. No entanto, os bancários estão sendo informados sobre o andamento da greve e os motivos que levaram à paralisação. Ainda segundo ele, a expectativa é que mais bancários ingressem no movimento grevista nesta semana.

Em nota publicada na internet, o Sindicato destaca que em todo o Brasil a greve afeta 6.250 agências de bancos públicos e privados do total de quase 23 mil agências bancárias. A entidade apresenta ainda uma comparação entre os salários dos executivos e dos funcionários de um mesmo banco, destacando que o trabalhador precisará de mais de 17 anos de serviço para ganhar o mesmo que um executivo recebe por 30 dias de trabalho. São mais de 512 mil bancários no Brasil.

O correntista que precisar fazer alguma transação bancária como saques, depósitos ou pagamentos deve procurar uma casa lotérica, os Correios, estabelecimentos credenciados pelos bancos, os caixas eletrônicos ou usar a internet. Os bancários pedem 16% de aumento salarial, mas até agora, os bancos ofereceram apenas 5% de reajuste. Segundo os trabalhadores, a greve é por tempo indeterminado.

Rogério Tallini