Ricardo Boechat

Ricardo Boechat revela dados exclusivos sobre viagem de políticos com aviões da FAB

30 SET 2015 • POR • 13h40

O Ministério das Cidades, com 187 voos, é o órgão que mais utilizou o serviço, seguido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que usou a FAB 110 vezes, sendo 71 vezes para trazê-lo para casa, no Rio de Janeiro.

Em nota, a Casa Civil informou que ao longo deste ano, o ministro Aloizio Mercadante esteve em 13 voos compartilhados e em 8 sozinhos, todos em conformidade com o decreto que autorizava, até então, o retorno ao estado de origem. A pasta ressaltou que após a medida da presidente Dilma, que restringiu os voos, ocorreram somente duas viagens pela FAB. As duas viagens foram para compromissos oficiais.

O Ministério do Esporte ressaltou que como coordenador do plano de ativação do revezamento da tocha olímpica, o Ministro George Hilton tem como compromisso oficial percorrer o país pelo menos duas vezes por semana. Além disso, destacou que no retorno para Belo Horizonte, onde mora, ele usa voos de carreira.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação esclareceu que o ministro Aldo Rebelo utiliza os voos da FAB somente em viagens para cumprir agenda oficial e que nunca utilizou para ir à residência, já que mora em Brasília.

A Força Aérea Brasileira afirmou que o transporte aéreo de autoridades segue o estabelecido pelo decreto da presidente Dilma Rousseff publicado no dia 9, que restringiu o uso de aeronaves oficiais.

Afirmou ainda que não há um comparativo com anos anteriores, mas ressaltou que todos os registros estão disponíveis no site da FAB a partir de julho de 2013.

Os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado e os Ministérios da Cidade e da Saúde ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Ouça a denúncia do jornalista da BandNews FM. [jwplayer mediaid="237808"]

Fonte: Band News