Jaraguá Futsal

Com inclusão de psicóloga, Jaraguá Futsal aumenta equipe multidisciplinar

21 SET 2015 • POR • 11h39

Assim é o dia-a-dia do Jaraguá Futsal (Pericó/CSM/Real Vidros/Kaiapo’s). Além de uma competente comissão técnica, uma equipe médica excepcional e uma nutricionista, a Lidiane Atala, que desenvolve um trabalho de alto nível na questão alimentar dos atletas, a equipe agora comemora a integração de trabalho de psicologia ao elenco, trabalho este realizado com o auxílio da psicóloga Diandra Volpi.

“Esse trabalho trará resultados a médio e longo prazo. Mas sabemos que o esporte não se resume nas questões técnicas, táticas e físicas, temos consciência que em alguns momentos o fator psicológico é tanto importante quanto ou até mais que os outros aspectos”, esclarece o preparador físico Mauro Sandri.

A profissional Diandra Volpi explica que o trabalho do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos (ansiedade, motivação, percepção, personalidade, etc.) influenciam o desempenho físico do atleta, auxiliando-o a derrubar as barreiras que lhe impedem de atingir seu rendimento máximo, como os pensamentos negativos, o medo e a insegurança.

“O objetivo do psicólogo esportista é fazer com que o atleta busque o equilíbrio, tanto físico quanto mental, para desenvolver maior percepção”, diz. Ela ainda comenta que os resultados são muitos, como aumento da concentração durante jogos, diminuição do estresse, automatização de cuidados básicos, velocidade de raciocínio para melhores respostas durante o jogo, entre outras.

Rodrigo Floriani