rio Itapocuzinho

Órgãos ambientais se comprometem em aumentar fiscalização no rio Itapocuzinho

3 SET 2015 • POR • 17h11

Esta foi uma das principais definições da segunda reunião sobre a contaminação do Itapocuzinho e os problemas que isso tem ocasionado com frequência ao abastecimento de água em Guaramirim. Na tarde de quarta-feira (2), aconteceu mais uma reunião para discutir o assunto, já que a direção da Águas de Guaramirim tem sofrido com a poluição no rio, que obriga o desligamento da captação de água e, consequentemente, problemas no abastecimento à população.

O pedido da empresa é para que haja maior fiscalização nos três municípios que margeiam o rio Itapocuzinho – Guaramirim, Jaraguá do Sul e Schroeder. Membros da Águas de Guaramirim, Defesa Civil Estadual e de Guaramirim, FATMA, ARIS, Fujama e Amvali participaram do encontro. Os órgãos fiscalizadores comprometeram-se a intensificar a vigilância nas suas áreas. Um plano de atendimento às denúncias será elaborado em conjunto com a Defesa Civil.

A partir das informações levantadas pelos órgãos ambientais serão identificados os pontos de controle crítico e o método para monitoramento destas áreas. Na próxima reunião, deve ser apresentado o plano de atendimento das denúncias e as ações de fiscalização.

Rogério Tallini