Justiça

Ação regional pode exigir obras da ALL para evitar conflito com o trânsito das cidades

28 MAR 2015 • POR • 14h15
O caso mais grave é de Corupá, onde existe o pátio de manobras da ALL e onde o trânsito fica interrompido constantemente durante a montagem de composições, especialmente, para a subida da Serra do Mar. É comum neste período, pedestres correrem riscos ao passarem entre os vagões e, nos casos mais extremos, estas composições impedirem o trafego de viaturas de bombeiros e Polícia Militar em atendimentos de urgência e emergência. Para resolver os problemas e conflitos com o trânsito, estudo da Câmara Técnica do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), apontou que seriam necessários no mínimo oito viadutos para que o trem passe sem interferir nas cidades. Seriam dois em Guaramirim, cinco em Jaraguá do Sul e outro em Corupá. Ainda não existe previsão de quanto isso poderia custar e nem quem pagaria esta conta. Entretanto, é preciso uma solução urgente, na avaliação do presidente da Câmara de Vereadores de Corupá, Eddy Eipper (PSDB), que nos concedeu uma entrevista nesta semana sobre o assunto. Ele sugere uma mobilização regional. [jwplayer mediaid="209674"]   Em Guaramirim, um dos viadutos seria construído na rua lateral aos bombeiros, para possibilitar a circulação dos veículos durante a passagem do trem. A ferrovia corta a cidade ao meio e dificulta, também, o deslocamento de viaturas de bombeiros e Polícia Militar. Além disso, existem outras preocupações, segundo o vereador, como é o despejo de grãos ao longo da ferrovia, que tem servido de alimento para ratos e outros animais. Depois de muitas solicitações, a ALL tem providenciado a limpeza, segundo Eipper. [jwplayer mediaid="209674"]   Se não houver retorno da ALL, o presidente da Câmara de Vereadores de Corupá defende uma ação judicial coletiva. [jwplayer mediaid="209673"]