FGTS

Caixa inicia pagamento do FGTS às vítimas da enchente em Corupá

17 JUL 2014 • POR • 16h17

O município decretou situação de emergência em razão da enchente que atingiu 11 bairros, entre 6 e 8 de junho de 2014, situação que permite aos trabalhadores, residentes em áreas afetadas pela cheia, realizar o saque do FGTS.

A CAIXA disponibiliza, para os trabalhadores residentes na região atingida, com direito a receber o FGTS, a possibilidade de solicitar o saque de sua conta vinculada, pelo telefone 0800 726 0207, opção 3. O trabalhador poderá ligar, já a partir desta segunda-feira, para esse número, no horário de 8h às 21h, de segunda-feira a sexta-feira e no sábado, das 10h às 16h. Com esse novo modelo, o trabalhador poderá receber o seu recurso com mais segurança e comodidade, sem precisar sair de casa.

O atendimento presencial começará na segunda-feira (21) e será realizado conforme o local de residência do trabalhador, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), à Rua Otto Hillbrecht ,nº 370, bairro Bomplandt, até o dia 29 de agosto. Equipes de empregados da CAIXA e da Defesa Civil da prefeitura de Corupá farão a triagem dos beneficiários e a conferência dos documentos necessários para o saque.

Quem pode sacar:

Nos municípios com declaração de situação de emergência ou estado de calamidade pública, os trabalhadores, residentes nas áreas atingidas e informadas pelo poder público local, têm direito a sacar o valor existente, limitado a R$ 6,22 mil por conta vinculada do FGTS. É preciso ter saldo em conta para realizar o resgate.

Documentação necessária (originais e cópias):

- Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, carteira do conselho profissional, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho);

- Comprovante de Residência emitido no período de 08/02/2014 a 08/06/2014;

- Carteira de Trabalho (cópias das páginas da foto, de qualificação/identificação e dos contratos de trabalho) ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho);

- Cartão do Cidadão (opcional);

Caso o trabalhador tenha conta na CAIXA, deve levar também o cartão, ou o número da conta, para facilitar o crédito.

Bairros atingidos:

Além dos trabalhadores de áreas rurais, o FGTS será pago aos trabalhadores dos bairros: Ano Bom, Bomplant, Caminho Pequeno, Itapocu, Izabel, João Tozini, Pedra D´Amolar, Poço D´Anta, Rio Novo, Seminário e VX de Novembro,  cujas residências estejam nas localidades citadas na Declaração das Áreas Afetadas por Desastre Natural Causado por Chuvas ou Inundações, emitida pela Prefeitura Municipal de Corupá.