Fiesc

FIESC inaugura novas estruturas do SENAI em São Bento e Guaramirim

2 JUL 2014 • POR • 11h04

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, inaugurou nesta terça-feira, dia 1º de julho, novas unidades do SENAI nas cidades de São Bento do Sul e Guaramirim. A unidade de São Bento do Sul é a segunda do SENAI na cidade e recebeu investimentos de R$ 3,8 milhões.

A unidade de Guaramirim foi implantada em parceria com a prefeitura, que cede o imóvel. Ao SENAI coube o investimento de R$ 1 milhão em equipamentos e mobiliário. A nova unidade deve realizar em torno de 800 matrículas em 2014, em cursos técnicos, de aprendizagem industrial e qualificação. No próximo ano esse número chegará a 1,5 mil. Em 1,2 mil metros de área construída, existem oito ambientes educacionais: quatro salas de aula e laboratórios de informática, mecânica geral, costura e eletricidade predial. A atuação será integrada às escolas de Jaraguá do Sul e Schroeder, região para onde estão previstas mais de 15 mil matrículas e 7 mil horas de serviços especializados.

O diretor regional do SENAI, Sérgio Roberto Arruda, ressaltou que a participação de apoiadores locais, como em São Bento do Sul e Guaramirim, tem sido decisiva na estratégia da instituição para expandir sua atuação. Ele informou que o SENAI vai terminar 2014 com presença em 180 municípios, por meio de 70 unidades fixas e de suas unidades móveis.

O vice-presidente regional da FIESC, Célio Bayer, destacou que o investimento na qualificação profissional é determinante para a o aumento da produtividade e, por consequência, para a competitividade do setor.

Côrte ainda citou pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrando que a população reconhece a indústria como o principal setor capaz de impulsionar o crescimento econômico. E lamentou que nem sempre o poder público tenha a mesma percepção, já que o ambiente para a produção é desfavorável, com carga tributária elevada, infraestrutura deficiente e legislação trabalhista ultrapassada.