Piermann
Proposta

Proposta de liberar caça comercial de baleias é rejeitada em SC

14 Set 2018 - 14h53
Proposta de liberar caça comercial de baleias é rejeitada em SC -

A proposta de liberar a caça comercial das baleias, apresentada pelo Japão, foi rejeitada na manhã desta sexta-feira (14) pela Comissão Baleeira Internacional, em Florianópolis.

Secullus





Foram 41 votos contrários à caça, de países como Brasil, Estados Unidos e Argentina. Houve ainda 27 votos favoráveis, de países como Japão e Islândia, que têm tradição na pesca dos mamíferos. Duas abstenções também foram registradas, da Coreia do Sul e da Rússia.



“Com a Declaração de Florianópolis, que foi aprovada ontem, as prioridades da comissão foram reorientadas, o foco total é na preservação. Nos últimos anos, o trabalho da comissão foi muito refém dessa proposta de retomar a caça. Agora, teremos mais espaço para trabalhar temas como conservação, poluição e estudar o papel das baleias no ecossistema marinho”, afirmou o diretor do Instituto Baleia Jubarte José Truda Palazzo.



A caça comercial das baleias está proibida há 32 anos, mas o país asiático, defende a revisão do regulamento e a liberação da atividade.

Do G1/SC


Oral Sin

Matérias Relacionadas

GERAL

Para manter médico, prefeito do RS convida cubano para ser secretário

GERAL

Edital para vagas do Mais Médicos sai na semana que vem, diz ministro da Saúde

GERAL

Após viaduto ceder, zona oeste tem trânsito carregado

Ver mais de Geral