dengue 2
Plano Diretor de Corupá

Apresentado diagnóstico urbano que integra a revisão do Plano Diretor de Corupá

12 Set 2018 - 19h51

A apresentação foi acompanhada pelo prefeito Gottardi, vice Arno Neuber e secretários municipais. A revisão do Plano Diretor em Corupá e cidades vizinhas é coordenada pela Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) que contratou a Unisociesc e mantem parceria com as Prefeituras.


A Prefeitura de Corupá iniciou em junho, os trabalhos para a revisão do Plano Diretor do município. O Estatuto da Cidade (lei 10.257/2001) exige que a cada 10 anos, o Plano seja revisado e o município cumpre esta determinação. O Plano Diretor é um conjunto de princípios e regras orientadoras da ação dos agentes que constroem e utilizam o espaço urbano e a revisão dele vai construir as diretrizes para a sustentabilidade social, econômica e ambiental do município.

Na reunião realizada esta semana, o professor José Emidio de Barros Filho apresentou os mapas do diagnóstico urbano considerando os seguintes eixos de estudo: ordenamento territorial, mobilidade urbana para cargas e pessoas, promoção social, promoção econômica, ambiente construído, ambiente natural, gestão participativa e integração regional. Também foram apresentados os números de habitações nas áreas urbanas e rural, vazios urbanos, aproveitamento das áreas rurais, vias pavimentadas e não pavimentadas, densidade urbana, localização de indústrias, comércio, serviços e residências, mapa do turismo e das importações e exportações do município e outros mapas e informações relevantes para a construção do Plano. No total, foram construídos 111 mapas da leitura técnica da cidade. Esta documentação será divulgada entre as secretarias municipais para validação.

A próxima etapa da construção do Plano Diretor de Corupá será a leitura comunitária. Empresários, governo e população serão chamados para conhecer o diagnóstico urbano e apresentar as demandas para o município.  As datas das reuniões comunitárias serão divulgadas no site da Prefeitura de Corupá, assim como os resultados das reuniões com a comunidade.

Mais sobre o Plano

A revisão do Plano Diretor de Corupá é feita por meio de vasta pesquisa e estudo com a participação direta da comunidade. Os trabalhos incluem visitas técnicas pelas equipes envolvidas compostas de servidores da Prefeitura e representantes da Unisoesc, apresentação de diagnóstico técnico, audiências com a comunidade, oficinas de capacitação e apresentação do pré-plano em audiência pública. Ao final de todo este trabalho, será apresentada a revisão definitiva do Plano Diretor que vai compor uma nova lei que será enviada para aprovação na Câmara de Vereadores e deve ser sancionada pelo prefeito João Carlos Gottardi.


Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Cristiano Hack, a revisão do Plano Diretor de Corupá, além de cumprir o que determina a lei, é uma forma de planejar o município organizando da melhor forma o território e garantindo o crescimento sustentável da cidade.

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral