Schützen

Pesquisa traça o perfil dos visitantes da 30ª Schützenfest

A meta da pesquisa é identificar quem são os participantes da 30ª Schützenfest. Em relação aos turistas, a intenção é captar informações imprescindíveis, como os fatores que os trouxeram a Jaraguá do Sul, tempo médio de permanência no município, se gostar

12 Nov 2018 - 16h41

A alegria tomou conta dos pavilhões do Parque Municipal de Eventos desde a noite de quinta-feira (8), na abertura da 30ª Schützenfest (Festa dos Atiradores). Paralelamente aos atrativos do tiro esportivo, música, dança e deliciosa gastronomia, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo e da Comissão Central Organizadora, promove pesquisa junto ao público da maior festa de atiradores do Brasil. 

O diretor de Turismo da Prefeitura e da CCO, Marcelo Nasato, comemora o fato de que ao final do evento será possível traçar um perfil dos visitantes e turistas que prestigiarem a festividade. “Fazia tempo que não tínhamos esse tipo de trabalho. Colocamos dois totens de pesquisa eletrônica em frente aos estandes de tiro, com orientação de monitores”, esclarece Marcelo. De acordo com ele, são perguntas direcionadas para identificar tendências, hábitos e preferências relacionadas à festa e ao segmento turístico. 

Dados visam planejamento

A meta da pesquisa é identificar quem são os participantes da 30ª Schützenfest. Em relação aos turistas, a intenção é captar informações imprescindíveis, como os fatores que os trouxeram a Jaraguá do Sul, tempo médio de permanência no município, se gostaram da festa e pretendem voltar, assim como impressões sobre a infraestrutura da cidade. Esses dados servirão para fundamentar ações e projetos do setor. 

Vale destacar que a minuta de lei do Plano Municipal de Turismo (PlaMTur) tramita no setor de Atos Legislativos e Procuradoria Jurídica, com posterior encaminhamento do projeto de lei à votação na Câmara de Vereadores. 

Ainda de acordo com o diretor de Turismo, Marcelo Nasato, a CCO da 30ª edição da Festa dos Atiradores começou a divulgar o evento já em dezembro de 2017, em Balneário Camboriú. De lá para cá, a divulgação passou a ser intensificada em festas e feiras de turismo, dentro e fora do Estado. Entre os eventos em que a Schützenfest foi promovida além das fronteiras catarinenses, em 2018, estão o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), e a Abav Expo, em São Paulo.