dengue 2
Educação

Mais de 500 estudantes farão prova no IFSC no domingo

Esse é o maior número de inscrições já recebidas nos cursos de ensino médio técnico oferecidos pelo Instituto em Jaraguá do Sul

20 Nov 2018 - 09h21Por Janici Demetrio

No próximo domingo (25), 505 candidatos vão buscar uma vaga para começar o ensino médio técnico no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em 2019. Esse é o maior número de inscrições já recebidas nos cursos de ensino médio técnico oferecidos pelo Instituto em Jaraguá do Sul. Todos os inscritos farão uma prova, das 14h às 18h, com questões de matemática e língua portuguesa para definir como serão ocupadas as 70 vagas abertas: 35 no curso técnico integrado em Química e outras 35 no curso técnico integrado em Modelagem do Vestuário.

 

Do total de 505 candidatos, 360 optaram por tentar uma vaga no curso técnico em Química, enquanto 145 preferiram concorrer a uma vaga no curso técnico em Modelagem do Vestuário. Nos dois últimos semestres, o número de inscrições recebidas havia sido de 179 (em junho de 2018, com aulas iniciando em agosto) e 358 (em novembro de 2017, com aulas iniciando em fevereiro de 2018). Isso aponta um aumento de 41% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Segundo o diretor-geral do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Jaison da Maia, o aumento expressivo no número de inscrições está relacionado com o reconhecimento da qualidade dos cursos do IFSC na região. “Além dos cursos serem totalmente gratuitos, a comunidade vem conhecendo cada vez mais os projetos que desenvolvemos e a qualidade da formação que oferecemos. Apesar de ser um ensino médio vinculado a uma formação técnica, o foco do Instituto Federal é a formação integral do estudante como cidadão”, afirma.

 

Sobre os cursos

 

Desde o início de 2018 o IFSC oferece em Jaraguá do Sul duas opções de cursos de ensino médio técnico. Para fazer o curso é necessário ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula.

 

O curso técnico integrado em Química é a mais antiga das duas opções. Com quatro anos de duração (8 semestres), o curso recebeu sua primeira turma em 2011. Já o curso técnico integrado em Modelagem do Vestuário teve sua primeira turma no início de 2018. Com duração de três anos e meio (7 semestres), a primeira turma está, neste momento, concluindo a segunda fase. “Mesmo novo, esse curso já conquistou a confiança da comunidade e o número crescente de inscritos mostra isso”, destaca o diretor-geral.

 

Cotas

 

Apesar do elevado número de inscrições, o sistema de cotas utilizado no IFSC permite que não apenas os melhores colocados entrem nos cursos técnicos. Há reserva de vagas para estudantes que vêm de escolas públicas, para candidatos de famílias de baixa renda e também candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

 

O exame de classificação ocorrerá neste domingo (25) e o resultado com a lista dos aprovados será divulgado em 7 de dezembro.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Educação