dengue 2
Black Friday

Procon de Schroeder da dicas para aproveitar as ofertas

Neste ano, a ação que oferece diversos produtos com preços diferenciados será no dia 23 de novembro.

12 Nov 2018 - 11h46

Se você é do tipo de consumidor que espera pela Black Friday para fazer as compras do ano, a hora para começar a monitorar os preços dos produtos é agora. Neste ano, a ação que oferece diversos produtos com preços diferenciados será no dia 23 de novembro. “A Black Friday é uma boa oportunidade para comprar produtos desejados com bom preço, mas vale pesquisar bem e conferir o valor do frete, além de chegar prazos de entrega e estoques”, explica a diretora do Procon de Schroeder, Nadiete Marcílio.

Os preços podem até parecer tentadores, mas é importante se planejar e estipular um valor máximo para as compras, para não complicar o orçamento depois. “Não vale se empolgar com as ofertas e comprar além do planejado. A dica é fixar um valor máximo e fazer uma lista com os produtos que precisa e gostaria de comprar”, reforça Nadiete.

Para que os consumidores aproveitem ao máximo as ofertas da Black Friday, o Procon de Schroeder dá algumas dicas. Confira:

Pesquise antes: muitas empresas maquiam o preço para que o produto pareça mais barato, oferecendo falsos descontos. Essa prática é considerada como publicidade enganosa e o estabelecimento pode ser penalizado.

Para evitar falsas ofertas, a dica é pesquisar em diversos sites e lojas diferentes com, pelo menos, duas semanas de antecedência. Guarde o folheto ou tire um print screen com as informações do produto, data e empresa. Dessa forma, você pode conferir se a oferta realmente foi cumprida.

Site seguro: se a compra for feita pela internet, é importante observar e pesquisar a idoneidade da loja. Certifique-se de que a empresa existe, verificando se possui endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor. Você pode também acessar o histórico de reclamações no PROCON de seu município e no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, para verificar a reputação da loja.

Outra boa dica é consultar a lista dos sites que devem ser evitados (disponível em http://www.procon.sc.gov.br/index.php/outros-destaques/961-lista-de-sites-nao-confiaveis). Evite também sites que só aceitam pagamento via boleto. Além de não passar pela verificação da administradora do cartão, caso haja fraude, o consumidor não conseguirá reaver o valor pago.

Promoções enviadas por e-mail: provavelmente você já recebeu diversos e-mails com ofertas imperdíveis, mas cuidado: pode ser uma fraude.

Nessa época do ano, golpistas aproveitam o aumento das transações para ludibriar os consumidores. Preços muito abaixo da média praticada pelo mercado pode ser um indício de fraude. Observe também o remetente da mensagem.

Nas compras pela Internet, o consumidor tem o prazo de sete dias a partir do recebimento da mercadoria para o arrependimento, e pode cancelar o negócio sem que qualquer valor lhe seja cobrado. Se o produto for entregue com defeito, a loja virtual tem trinta dias para solucionar o problema. Caso contrário, o consumidor pode escolher entre receber uma mercadoria nova ou receber seu dinheiro de volta.

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

Até 8 de maio, 33,6 milhões de pessoas receberão primeira parcela
INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado
Economia

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Antecipação da primeira parcela será paga junto com benefício de abril
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
Ver mais de Economia