dengue 2
ECONOMIA

Carney, do BoE, diz que sistema financeiro está preparado para Brexit sem acordo

20 Nov 2018 - 09h43

O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Mark Carney, disse hoje que a instituição está "silenciosamente confiante" sobre seus preparativos para a hipótese de o Reino Unido sair da União Europeia sem um acordo para o chamado Brexit.

Carney, que falou em depoimento no Parlamento britânico, afirmou que o BoE vem preparando o sistema financeiro para essa possibilidade desde o dia que se seguiu ao plebiscito que votou pelo Brexit, em junho de 2016, e que seus dirigentes estão satifeitos com o fato de que os bancos no Reino Unido têm condições de lidar com um divórcio sem acordo.

Os comentários de Carney vêm num momento de incertezas sobre a capacidade da primeira-ministra britânica, Theresa May, de conquistar apoio para um esboço de acordo negociado com a UE.

Carney disse ainda que a eventual resposta do BoE em um cenário sem acordo terá "importância secundária". Para ele, o fato de o BoE reduzir ou elevar juros tem peso menor do que o impacto que uma ruptura sem acordo teria para a economia britânica.

"Não se trata da segunda rodada da crise financeira, com o Banco da Inglaterra e outros bancos centrais numa posição de destaque", argumentou Carney. "Trata-se de um verdadeiro choque econômico e, desta forma, os bancos centrais têm um papel, mas secundário."

Já o dirigente do BoE Michael Saunders, que também depôs no Parlamento, adotou tom mais negativo. Em sua visão, a maioria das empresas no Reino Unido não está preparada para um Brexit sem um acordo sobre os futuros termos de comércio do Reino Unido com o bloco. Fonte: Dow Jones Newswires.

Matérias Relacionadas

Economia

Com enchentes no RS, Brasil pode ter que importar arroz e feijão, diz Lula

Objetivo é equilibrar produção e conter aumento de preços
Com enchentes no RS, Brasil pode ter que importar arroz e feijão, diz Lula
Economia

Repasse federal ao RS com emendas parlamentares supera R$ 1 bilhão

Mudança na LDO deve liberar recursos diretamente para prefeituras
Economia

Indústria puxa geração de empregos em SC, com 35 mil novas vagas no primeiro trimestre

Postos de trabalho criados de janeiro a março em todos os setores econômicos somam mais de 66 mil no estado
Indústria puxa geração de empregos em SC, com 35 mil novas vagas no primeiro trimestre
Economia

SC lidera ranking nacional de participação da indústria no mercado de trabalho

Mulheres somam 33,3% da força de trabalho na indústria catarinense, maior percentual entre os estados; desemprego e informalidade são os menores do país
SC lidera ranking nacional de participação da indústria no mercado de trabalho
Ver mais de Economia