dengue

Viajar de avião pode afetar a sua saúde

Se você sofre de rinite, sinusite, otite e outras “ites”, as mudanças repentinas na pressão atmosférica, tendem a piorar sintomas como enxaqueca, dor facial, orbital ou no sistema nervoso central e sangramentos.

20 Nov 2018 - 10h17Por Márcio Freitas

Com as férias chegando, tudo o que mais se quer é fazer as malas e, no destino escolhido, relaxar. Mas, para quem pretende curtir o fim de ano viajando de avião, a folga pode se tornar um pesadelo. Isso porque, se você sofre de rinite, sinusite, otite e outras “ites”, as mudanças repentinas na pressão atmosférica, tendem a piorar sintomas como enxaqueca, dor facial, orbital ou no sistema nervoso central e sangramentos.

Dentro do avião, esses sintomas geram um quadro de desconforto e muita dor. Em alguns casos, após o pouso, é até necessário visitar o otorrinolaringologista para, com medicação, resolver o problema.

Isso se explica pelo fato de que, quanto mais alto o avião voa, menor a pressão, que é compensada com a pressurização das cabines. Porém, pacientes que têm doenças respiratórias, sejam elas crônicas ou não, sofrem com a constante subida e descida da aeronave. Nesses momentos, a pressão do ar dentro da cabeça aumenta e com as tubas auditivas e seios da face congestionados, ocorre um desiquilíbrio interno.

Por isso, não é recomendado viajar de avião quando os sintomas dessas doenças estão evidentes. Mas, como nem sempre é possível desmarcar esses compromissos, existem algumas atitudes que podem minimizar os impactos. É recomendado se manter bem hidratado para superar os efeitos de uma ventilação seca. Outra recomendação é deglutir ou bocejar. Nos momentos que mais alteram a pressão, a deglutição abre a tuba auditiva e evita dor e até mesmo a formação de uma otite.

Em situações extremas, é necessário fazer a manobra de Valsalva, ou seja, exalar forçadamente o ar através de uma pressão positiva, assoprando com o nariz e boca fechadas, aumentado a pressão nas tubas auditivas e colocando ar na orelha média. Em contrapartida, não é recomendado o uso de automedicação com descongestionantes nasais ou antialérgicos. Por causa de possíveis efeitos colaterais, esses remédios devem ser prescritos sempre pelo médico após avaliação individualizada.

 

Matérias Relacionadas

Segurança

Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida

Ela tem diagnóstico de esquizofrenia
Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida
Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Economia

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Valor é o maior já apurado no país pelo IBGE desde 2012
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Ver mais de