transito

Usar cola instantânea para esconder orelha de abano é perigoso para a saúde

A atitude costuma provocar irritações de pele bastante incômodas e perigosas.

13 Nov 2018 - 10h30Por Márcio Freitas

A chamada “orelha de abano” afeta de 2% a 5% da população mundial e, infelizmente, muitas pessoas recorrem a aparentes soluções caseiras para esconder o problema. Uma dessas alternativas, apesar de simples, pode trazer complicações sérias à saúde.

É que na vontade extrema de mostrar um rosto mais harmônico, evitando situações de bullying, por exemplo, muitos jovens optam por colar as orelhas com cola instantânea. A atitude, porém, costuma provocar irritações de pele bastante incômodas e perigosas.

Nesses casos, a única solução está na cirurgia, que deve ser realizada por um profissional especializado. A otoplastia pode ser estética ou reparadora. Ela corrige a orelha de abano em homens e mulheres e, normalmente, é realizada depois dos seis anos, quando a cartilagem aurícula atingiu o tamanho adulto. Em geral, na infância e na adolescência, essa deformidade estética causa maior desconforto e pode resultar em depressão, dificuldade de convívio social e baixa autoestima.

Para a realização do procedimento, são feitos uma série de exames de laboratório e avaliação médica. Depois disso, o médico recomenda o melhor tipo de sedação, que pode ser local ou geral, dependendo de cada caso. A correção acontece usando técnicas para reduzir a cartilagem da concha (concavidade maior e mais profunda do ouvido externo). Na parte interna, a sutura não é removível, pois é usada para criar e fixar a cartilagem recém-moldada.

Os resultados costumam ser quase imediatos, porém, a recuperação pode variar de um paciente para outro. As cicatrizes ficam escondidas atrás da orelha, em suas dobras naturais, por isso, são quase imperceptíveis. Em geral, nas primeiras horas pós-cirúrgicas, com a retirada dos curativos, é possível ter uma noção do novo formato.

Matérias Relacionadas

Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Geral

Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá

Desta vez, o evento será voltado somente para adoção de gatos. Estarão disponíveis 22 felinos, todos filhotes
Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá
Geral

Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado

Placas atuais só apresentam a bandeira do país de origem do veículo
Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado
Ver mais de