Implantes e pacientes com doenças sistêmicas, como proceder?

13 Nov 2018 - 09h00Por Gustavo Dagostim

A busca constante por um sorriso estético impulsionou a odontologia atual a atingir patamares elevados seja tanto na qualidade dos materiais estéticos disponíveis, nas técnicas atuais assim como os profissionais que se atualizam para realizar uma odontológico de excelência. As reabilitações modernas, reestabelecem além de uma mastigação adequada aos nossos pacientes, uma estética extremamente natural onde as cerâmicas odontológicas ou seja, as porcelanas, assim como os implantes mais atuais com seu desenho voltado para uma melhor adaptação das estruturas ósseas e gengivais do paciente, formam uma receita para o alcance de uma odontologia de sucesso.

Existe uma parcela de pacientes que apesar de possuir seus dentes naturais e uma mastigação adequada, não estão confortáveis com a estética. Para esse grupo de pacientes, existe a possibilidade de melhorar essa harmonia do sorriso através de materiais cerâmicos estéticos sendo eles, facetas ou lentes de contato, que apesar de muito parecidos possuem algumas indicações distintas. As facetas e lentes de contato tem por objetivo o recobrimento do dente natural tornando o formato e a cor mais apropriado ao gosto do paciente ou seja, a grosso modo esses materiais revestem o dentes e os tornam diferentes. É de fato, uma excelente alternativa para quem mesmo possuindo seus dentes naturais sente-se desconfortável com sua estética atual.

Em contrapartida fornecer uma mastigação adequada, associado a uma estética harmoniosa para pacientes que perderam seus dentes, sempre foi um enorme desafio dentro da odontologia. Nessas situações o implante dentário veio como uma solução fantástica e uma ferramenta a mais para que o profissional cirurgião dentista possa também reabilitar pacientes que não possuem mais dentes. O implante dentário é outro material que passou por uma série de modificações em seu formato ao longo de muitos anos até atingir o modelo que conhecemos atualmente. Essas alterações sempre foram buscando a associação de uma dentição fixa e a estética mais natural possível, semelhante aos dentes naturais.

É importante através desse artigo ficar claro ao leitor que temos muitas alternativas para nossos pacientes e que o tratamento está ficando cada vez mais seguro para os que necessitam. Independentemente de possuir dentes naturais ou a ausência dos mesmos, hoje somos capazes através de realizar trabalhos naturais e satisfatório a quem necessita. A dica é, procure um profissional, converse com ele sobre suas necessidades e receios pois somente ele, será capaz de lhe fornecer as informações necessárias para que você tome suas decisões e realize seu tratamento com maior segurança.

Dr. Gustavo Dagostim - CRO/SC 12.689
Cirurgião Dentista - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial - Universidade Federal do Paraná(UFPR)
Especialista em Implantes Dentários (ZENITH)
Habilitado em Acupuntura na odontologia, Dor Orofacial e DTM (GAPEDOR)
Habilitado em uso de Toxina Botulínica terapêutica para tratamento de Desordens 
Orofaciais (ILAPEO)


Vanessa Mistura Dagostim – CRO/SC 12.833
Cirurgiã Dentista – Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Especialista em Prótese Dentária

Matérias Relacionadas

Saúde

Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá

Além das Unidades de Saúde, duas Farmácias Básicas também estão de plantão hoje e amanhã
Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá
Segurança

Mulher esconde mais de R$ 3,8 mil em partes íntimas após furtar mala em Jaraguá

Ela utilizou um preservativo para embrulhar o dinheiro e escondê-lo
Mulher esconde mais de R$ 3,8 mil em partes íntimas após furtar mala em Jaraguá
Política

MP abre investigação contra prefeito de Rio do Sul que censurou mostra LGBTQIA+

A denúncia foi apresentada pelo vereador de Florianópolis Leonel Casamal (PSol)
MP abre investigação contra prefeito de Rio do Sul que censurou mostra LGBTQIA+
Segurança

Homem instala micro câmera no tênis para filmar partes íntimas de colegas de trabalho em Jaraguá

Ele confessou que filmava as partes íntimas de suas colegas para se satisfazer.
Homem instala micro câmera no tênis para filmar partes íntimas de colegas de trabalho em Jaraguá
Ver mais de