Implantes e pacientes com doenças sistêmicas, como proceder?

É notável que temos muitas alternativas para nossos pacientes e que o tratamento está ficando cada vez mais seguro para os que necessitam.

06 Nov 2018 - 09h45Por Gustavo Dagostim

Fornecer uma mastigação adequada, associado a uma estética harmoniosa para pacientes que perderam seus dentes, sempre foi um enorme desafio dentro da odontologia. O implante dentário veio como uma solução fantástica e uma ferramenta a mais para que o profissional cirurgião dentista tenha um número maior de alternativas para seus pacientes. Entretanto a implantodontia percorreu um longo caminho até chegarmos nos implantes que possuímos hoje, assim como nas técnicas e exames possíveis para facilitar a vida de nossos pacientes. Uma grande dificuldade que nós, cirurgiões dentistas, possuíamos no passado era reabilitar através de implantes dentários os pacientes que possuíam alguns problemas de saúde como por exemplo, diabéticos e cardiopatas.

Com a grande evolução dentro da área odontológica, o grande número de pesquisas e estudos científicos associados as técnicas, aos materiais e também com a melhor integração da área médica com a odontológica, hoje através de um tratamento multidisciplinar, ou seja, a associação de médicos e dentistas, muitos tratamentos que não eram possíveis agora se tornam realidade. Pacientes com problemas sistêmicos hoje tem plenas condições de realizarem uma reabilitação oral, instalação de implantes com mais segurança e tranquilidade. É evidente que para tal feito, o paciente precisa estar em dia com suas consultas médicas, com o tratamento controlado e fazendo uso de suas medicações ou orientações fornecidas pelo profissional responsável. O cirurgião dentista nesses casos também solicita os exames necessários para a avaliar a saúde de seu paciente e na grande maioria dos casos, muitos estão aptos a realizar o tratamento com bastante segurança.

A dificuldade de um paciente usuário de próteses totais na região inferior é tremenda e com isso, hoje muitas pessoas conseguem desfrutar de um tratamento que ne maioria das situações, facilita a mastigação e fornece conforto aos nossos pacientes. O grande desafio de adaptar-se com próteses removíveis, principalmente totais na parte inferior, é atualmente um dos maiores motivos pela busca por tratamento através de implantes dentários em consultórios e clínicas odontológicas especializadas na área em todo o país. Porém em alguns casos, principalmente em pacientes que possuíam algum problema de saúde, as limitações sistêmicas muitas vezes impediam a realização de um tratamento mais adequado para se obter uma boa qualidade mastigatória. Graças a esse processo evolutivo da área odontológica em conciliação com os profissionais extremamente capacitados em realizar os procedimentos atuais, essa barreira já não mais limita os tratamentos como ocorria a alguns anos atrás.

É notável que temos muitas alternativas para nossos pacientes e que o tratamento está ficando cada vez mais seguro para os que necessitam. A possibilidade de realizarmos tratamentos cirúrgicos em pacientes que antes não tinham indicação, apenas confirma esse processo evolutivo. É muito gratificante para nós, cirurgiões-dentistas, termos hoje a capacidade e a habilidade de devolver um sorriso, ainda mais tratando-se de pacientes que por esse ou outros motivos, possuíam limitações com tratamentos cirúrgicos. A dica é, procure um profissional, converse com ele sobre suas necessidades e receios pois somente ele, será capaz de lhe fornecer as informações necessárias para que você tome suas decisões e realize seu tratamento com maior segurança.

Dr. Gustavo Dagostim - CRO/SC 12.689
Cirurgião Dentista - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial - Universidade Federal do Paraná(UFPR)
Especialista em Implantes Dentários (ZENITH)
Habilitado em Acupuntura na odontologia, Dor Orofacial e DTM (GAPEDOR)
Habilitado em uso de Toxina Botulínica terapêutica para tratamento de Desordens Orofaciais (ILAPEO)

 

 

Oral Sin

Matérias Relacionadas

Handebol

Meninos do mirim conquistam título invicto

Bicicross

Jaraguaenses conquistam títulos em São Paulo

Jaraguaenses conquistam títulos em São Paulo
Campanha de Natal

CDL Jaraguá faz primeiro sorteio da campanha de natal

Para participar, é preciso comprar, no mínimo, R$ 50 nos estabelecimentos que aderiram à campanha. Eles estão devidamente identificadas. A campanha tem patrocínio do Sicredi e da Ford Auto Elite.
Ver mais de