dengue 2

Emagrecer de forma consciente

Mude seu comportamento, libere endorfina e serotonina de outras formas: faça exercício físico, medite, assista um filme, leia um livro, ouça uma música que você gosta. Existem outros jeitos de se sentir bem, não é só comendo.

19 Nov 2018 - 11h00Por Cristiane Molon

Emagrecer não é só uma questão de tamanho de porção nem só de calorias. Emagrecimento consciente tem a ver com comportamento e como este influencia na química do corpo. É possível emagrecer de forma saudável e se manter magro, desde que você saiba quais são os alimentos “reativos” e quais são os “amigos”, ou seja, o que funciona positivamente e ao contrário para você. Alimentos “reativos” inflamam, desaceleram o metabolismo e fazem engordar, ao contrário de alimentos naturais e sem rótulos.

O peso está estável e você se sente disposto e desinchado? É porque está consumindo alimentos que fazem bem para você. Mas, se basta comer um pão ou tomar um copo de leite (alimentos mais inflamatórios) para desencadear uma rinite alérgica e estufar a sua barriga, tem algo que não está certo. Tudo tem a ver com comportamento: estou chateado como um doce, estou de TPM devoro a barra de chocolate. Dessa forma, vai viciando o seu sistema de neurotransmissores, até saturá-los.

Mude seu comportamento, libere endorfina e serotonina de outras formas: faça exercício físico, medite, assista um filme, leia um livro, ouça uma música que você gosta. Existem outros jeitos de se sentir bem, não é só comendo. Ao invés de chocolate branco, prove o chocolate amargo, no lugar da pipoca doce coma só pipoca, substitua o refrigerante por uma água com gás ou água saborizada ou limonada. Evite repetir o prato, mastigue mais, sinta o alimento, preste atenção no que está comendo e não no celular. Se você quer emagrecer e se manter magro evite pão e tudo que tenha farinha de trigo, invista em tubérculos (batatas, inhame, aipim), evite gorduras que inflamam, como azeite de milho, de soja e girassol, priorize gorduras boas, como azeite de oliva, óleo de coco, banha de porco, abacate, oleaginosas.

O processo do emagrecimento leva tempo, não é do dia para a noite. Quando falamos de emagrecimento saudável e consciente, há um caminho a ser trilhado por meio de mudanças de hábitos, principalmente, alimentares. Não dá para falar em emagrecer sem mudar a alimentação. Isso não tem negociação com o metabolismo. Você pode até emagrecer com medicamentos por um período, sem mudar o estilo de vida. No entanto, resultados duradouros vêm dia após dia quando escolhemos melhor o que vamos comer.

A matemática é clara, se ingerimos mais do que queimamos, geramos estoque de gordura. O exercício ativa o metabolismo, ajuda no funcionamento do intestino, diminui o inchaço e gera sensação de bem-estar e isso é fantástico. Outro ponto a ser elucidado é em relação ao sono. Quer emagrecer? Durma mais cedo, assim, é mais fácil de equilibrar os hormônios e o metabolismo.

Mudando hábitos, mudamos o metabolismo e a forma que nos relacionarmos com a comida. Lembre-se que no caminho do emagrecimento a pressa é a pior inimiga. Emagrecimento consciente combina com alimentação saudável e autoconhecimento.

Matérias Relacionadas

Geral

Frente fria traz mudanças e provoca pancadas de chuva em SC

Frente fria se aproxima entre esta terça e quarta-feira
Frente fria traz mudanças e provoca pancadas de chuva em SC
Geral

Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab

Evento ocorre no dia 5 de maio no Rancho do Tonin
Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab
Esportes

Como melhorar a visão de jogo do futebol

Visão de jogo é a habilidade de identificar o "todo", considerando possibilidades tanto do time para o qual torce, quanto do adversário.
Como melhorar a visão de jogo do futebol
Segurança

Mulher de Guaramirim segue desaparecida

Família segue em busca de informações sobre o paradeiro de Taisi Cristine dos Santos, que tem diagnóstico de esquizofrenia
Mulher de Guaramirim segue desaparecida
Ver mais de